Programa

5ª feira | 7 de novembro de 2019


09h30 | Receção dos participantes
Hall de entrada, Departamento de Educação e Psicologia


10h00 | Sessão de abertura
Anfiteatro 5.2.22, Departamento de Educação e Psicologia


10h30 | Conferência: As dimensões política, metodológica e ética de modelos de accountability. Reflexões sobre a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)
por Almerindo Janela Afonso
Anfiteatro 5.2.22, Departamento de Educação e Psicologia


11h15 | Conferência: A qualidade da educação segundo a perspetiva dos excluídos da escola pública
por Joaquim Azevedo
Anfiteatro 5.2.22, Departamento de Educação e Psicologia


12h00 | Debate
Anfiteatro 5.2.22, Departamento de Educação e Psicologia


12h30 | Almoço


14h00 | Comunicações (sessões paralelas)

Sessão A.1 . Sala 5.3.10 . 14h00-15h00
Eixos temáticos: 1. Agendas globais, sustentabilidade, competitividade; 3. Excelência e equidade na escola
Moderadora: Carmen Lucena
Comunicações:

A educação como serviço – a importância da cocriação de valor para as Instituições de Ensino Superior em Portugal | Carla Fonseca & Montserrat Díaz Méndez

Necesidad de la investigación (auto) biográfica para reflexionar sobre la identidad del director como líder escolar | Carmen Lucena & Jesús Domingo Segovia

Caderneta escolar: veículo de comunicação escola-família?! | Ezequiel Tavares & Sandra Fernandes

Inquietações e Desafios de uma Diretora: gerir uma escola para todos |
Helena Castro
Sessão A.2 . Sala 5.3.27 . 14h00-15h00
Eixos temáticos: 4. Gestão Democrática e Gerencialismo
Moderadora: Camila Lanau
Comunicações:

As implicações das Plataformas Informáticas na regulação da ação do Diretor | Ana Paula Xavier & Carlos Pires

O projeto educativo e o plano anual de atividades numa lógica de agrupamentos de escolas | Cidália Correia, Sandra Fernandes & Marta Abelha

Gestão democrática da educação na atualidade: necessidade do fortalecimento das dimensões ética e política | Naura Ferreira & Eloisa Melo

Caraterísticas e relevância que os diretores dos estabelecimentos da educação públicos atribuem ao atual modelo de gestão em vigor | Paula Romão, Paulo Delgado & João Carvalho
Sessão B.1 . Sala 5.3.10 . 15h00-16h00
Eixos temáticos: 2. Avaliação, performatividade e rankings; 4. Gestão Democrática e Gerencialismo
Moderadora: Andreia Gouveia
Comunicações:

Será o sucesso nos exames nacionais construído dentro ou fora dos muros da escola? | Andreia Gouveia

Formação Contínua de Professores e os Contextos Profissionais: o Papel da Secção de Formação e Monitorização | Carlos Lopes & Eusébio Machado

Avaliação das Aprendizagens em Portugal: Um olhar transversal sobre os fundamentos teóricos, as políticas educativas e as práticas | Júlio Pedrosa, Carlinda Leite, Maria João Rosa & Isabel Pinho

Projetos educativos e avaliação: questões das práticas em seis agrupamentos de escolas | Catarina Rodrigues & Mariline Santos

A gestão de recursos em contexto escolar: um olhar sobre as perspetivas dos diretores de escola | Pedro Duarte, Vera Diogo, Inês Teixeira & Fernando Diogo
Sessão B.2 . Sala 5.3.27 . 15h00-16h00
Eixos temáticos: 3. Excelência e equidade na escola
Moderadora: Cristina Cruz González
Comunicações:

Diretores de escolas que enfrentam o desafio de uma educação de equidade e excelência | Cristina Cruz González

A gestão escolar na perspectiva dos envolvidos em um município do nordeste brasileiro | Ivaneide Dantas, Lauro Vieira & Juliany Vieira

Os caminhos da educação inclusiva em Portugal a partir do discurso normativo nos últimos trinta anos | Joaquim Brigas

Equidade social e políticas educacionais: (outras) epistemes e práticas da universidade cubana | Maikel Ponts Giralt

A introdução do Inglês no curriculum do 1.º CEB – uma análise político-organizacional | Tereza Verdade


16h00 | Pausa para café


16h30 | Apresentação de livros
Anfiteatro 5.2.22, Departamento de Educação e Psicologia


17h00 | Mesa redonda: A qualidade das organizações educativas nas agendas de investigação
Participantes:
Jesus Domingo (Universidade de Granada)
José Matias Alves (Universidade Católica Portuguesa)
Maria João Pires da Rosa (Universidade de Aveiro)
Virgínio Sá (Universidade do Minho)
Anfiteatro 5.2.22, Departamento de Educação e Psicologia


20h00 | Jantar do Simpósio – Não disponível


6ª feira | 8 de novembro de 2019


09h30 | Conferência: Qualidade da educação no discurso científico
por Manuela Gonçalves
Anfiteatro Carlos Borrego, Departamento de Ambiente e Ordenamento


10h15 | Debate
Anfiteatro Carlos Borrego, Departamento de Ambiente e Ordenamento


10h30 | Pausa para café


11h00 | Comunicações (sessões paralelas)

Sessão C.1 . Sala 5.3.13 . 11h00-12h00
Eixos temáticos: 5. Autonomia e financiamento em contextos híbridos (público e privado)
Moderadora: Isabel Abelheira
Comunicações:

Os Limites da Gestão Financeira das Políticas de Expansão das Universidades Federais no Brasil: Inviabilidade das ações afirmativas? | Jailson dos Santos

Perceções sobre a formação de professores e administração da educação em Timor-Leste: resultados de um estudo de caso | José Ascenso, Sandra Fernandes & Cândido Gomes

Autonomia escolar em Portugal: uma linha do tempo para normativos e práticas | Maiza Trigo & António Ferreira

A privatização da gestão e a promessa de garantia de qualidade nas organizações educativas – O caso das Charter Schools (EUA) | Mariline Santos & Catarina Rodrigues
Sessão C.2 . Sala 5.3.27 . 11h00-12h00
Eixos temáticos: 2. Avaliação, performatividade e rankings; 4. Gestão democrática e gerencialismo
Moderadora: Emilce Pacheco
Comunicações:

Perfil do Gestor Escolar | Agostinho Bucha

Análise do Sistema de Avaliação da Educação Básica Brasileira – Saeb 2019: Nuances de um novo formato | Emilce Pacheco

A sublimação instrumental e tecnológica da avaliação das escolas: entre a heteronomia da avaliação externa e a autonomia da autoavaliação | Henrique Ramalho & Fernanda Araújo

O papel das lideranças no sucesso educativo: estudo de caso | Teresa De Jesus Correia Santos & Maria Palmira Alves
Sessão D.1 . Sala 5.3.13 . 12h00-13h00
Eixos temáticos: 3.Excelência e Equidade na Escola
Moderadora: Beatriz Barrero Fernández
Comunicações:

El liderazgo distribuido como garantía de excelencia escolar | Beatriz Barrero Fernández & Jesús Domingo Segovia

Estilo de Aprendizagem do Professor em Formação na Educação Básica: um estudo de caso no Ceará/ Brasil | Eliana Leite, José Alberto Lencastre & Bento Duarte Silva

Construção de um domínio de Cidadania e Desenvolvimento: Centralidade para a aprendizagem | Fernanda Macedo & Tiago Pereira

Gestão escolar e educação inclusiva: discussão sobre a equidade no uso de métodos de avaliação em países em desenvolvimento | Gracinda Siyawadya
Sessão D.2 . Sala 5.3.27 . 12h00-13h00
Eixos temáticos: 2. Avaliação, performatividade e rankings
Moderadora: Eugénia Moura
Comunicações:

Perceções dos diretores de escolas públicas sobre a missão e funções da Inspeção: resultados de uma investigação | Arlete Nogueira, Manuela Gonçalves & Jorge Adelino Costa

A Avaliação em Larga Escala no Bojo da Regulação Supranacional | Edite Maria Sudbrack & Dora Fonseca

A avaliação de escolas como artefacto centro administrativo: análise ao processo de referencialização no quadro de uma diacronia de três ciclos avaliativos | Henrique Ramalho & Fernanda Araújo

Avaliação de larga escala no Brasil: tensões e concepções | Naura Ferreira & Marcia Forno

Desempenho académico: um estudo longitudinal sobre (in)sucesso escolar | Teresa De Jesus Correia Santos & Maria Palmira Alves


13h00 | Almoço


14h30 | Painel: A qualidade das organizações educativas: perspetivas de atores
Participantes:
António Alves (Presidente AAUAv)
Filinto Lima (Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas)
José Augusto Cardoso (Secretariado da FENPROF)
Luís Castro (Vice Reitor da UA)
Anfiteatro Carlos Borrego, Departamento de Ambiente e Ordenamento


16h30 | Debate
Anfiteatro Carlos Borrego, Departamento de Ambiente e Ordenamento


17h30 | Sessão de encerramento
Anfiteatro Carlos Borrego, Departamento de Ambiente e Ordenamento