5ª feira | 7 de novembro de 2019
09h30 | Receção dos participantes
Hall de entrada, Departamento de Educação e Psicologia
10h00 | Sessão de abertura
Anfiteatro 5.2.22, Departamento de Educação e Psicologia
10h30 | Conferência: As dimensões política, metodológica e ética de modelos de accountability. Reflexões sobre a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)
por Almerindo Janela Afonso
Anfiteatro 5.2.22, Departamento de Educação e Psicologia
11h15 | Conferência: A qualidade da educação segundo a perspetiva dos excluídos da escola pública
por Joaquim Azevedo
Anfiteatro 5.2.22, Departamento de Educação e Psicologia
12h00 | Debate
Anfiteatro 5.2.22, Departamento de Educação e Psicologia
12h30 | Almoço
14h00 | Comunicações (sessões paralelas)
Sessão A.1 . Sala 5.3.10 . 14h00-15h00 |
Eixos temáticos: 1. Agendas globais, sustentabilidade, competitividade; 3. Excelência e equidade na escola Moderadora: Carmen Lucena |
Comunicações: A educação como serviço – a importância da cocriação de valor para as Instituições de Ensino Superior em Portugal | Carla Fonseca & Montserrat Díaz Méndez Necesidad de la investigación (auto) biográfica para reflexionar sobre la identidad del director como líder escolar | Carmen Lucena & Jesús Domingo Segovia Caderneta escolar: veículo de comunicação escola-família?! | Ezequiel Tavares & Sandra Fernandes Inquietações e Desafios de uma Diretora: gerir uma escola para todos | Helena Castro |
Sessão A.2 . Sala 5.3.27 . 14h00-15h00 |
Eixos temáticos: 4. Gestão Democrática e Gerencialismo Moderadora: Camila Lanau |
Comunicações: As implicações das Plataformas Informáticas na regulação da ação do Diretor | Ana Paula Xavier & Carlos Pires O projeto educativo e o plano anual de atividades numa lógica de agrupamentos de escolas | Cidália Correia, Sandra Fernandes & Marta Abelha Gestão democrática da educação na atualidade: necessidade do fortalecimento das dimensões ética e política | Naura Ferreira & Eloisa Melo Caraterísticas e relevância que os diretores dos estabelecimentos da educação públicos atribuem ao atual modelo de gestão em vigor | Paula Romão, Paulo Delgado & João Carvalho |
Sessão B.1 . Sala 5.3.10 . 15h00-16h00 |
Eixos temáticos: 2. Avaliação, performatividade e rankings; 4. Gestão Democrática e Gerencialismo Moderadora: Andreia Gouveia |
Comunicações: Será o sucesso nos exames nacionais construído dentro ou fora dos muros da escola? | Andreia Gouveia Formação Contínua de Professores e os Contextos Profissionais: o Papel da Secção de Formação e Monitorização | Carlos Lopes & Eusébio Machado Avaliação das Aprendizagens em Portugal: Um olhar transversal sobre os fundamentos teóricos, as políticas educativas e as práticas | Júlio Pedrosa, Carlinda Leite, Maria João Rosa & Isabel Pinho Projetos educativos e avaliação: questões das práticas em seis agrupamentos de escolas | Catarina Rodrigues & Mariline Santos A gestão de recursos em contexto escolar: um olhar sobre as perspetivas dos diretores de escola | Pedro Duarte, Vera Diogo, Inês Teixeira & Fernando Diogo |
Sessão B.2 . Sala 5.3.27 . 15h00-16h00 |
Eixos temáticos: 3. Excelência e equidade na escola Moderadora: Cristina Cruz González |
Comunicações: Diretores de escolas que enfrentam o desafio de uma educação de equidade e excelência | Cristina Cruz González A gestão escolar na perspectiva dos envolvidos em um município do nordeste brasileiro | Ivaneide Dantas, Lauro Vieira & Juliany Vieira Os caminhos da educação inclusiva em Portugal a partir do discurso normativo nos últimos trinta anos | Joaquim Brigas Equidade social e políticas educacionais: (outras) epistemes e práticas da universidade cubana | Maikel Ponts Giralt A introdução do Inglês no curriculum do 1.º CEB – uma análise político-organizacional | Tereza Verdade |
16h00 | Pausa para café
16h30 | Apresentação de livros
Anfiteatro 5.2.22, Departamento de Educação e Psicologia
17h00 | Mesa redonda: A qualidade das organizações educativas nas agendas de investigação
Participantes:
Jesus Domingo (Universidade de Granada)
José Matias Alves (Universidade Católica Portuguesa)
Maria João Pires da Rosa (Universidade de Aveiro)
Virgínio Sá (Universidade do Minho)
Anfiteatro 5.2.22, Departamento de Educação e Psicologia
20h00 | Jantar do Simpósio – Não disponível
6ª feira | 8 de novembro de 2019
09h30 | Conferência: Qualidade da educação no discurso científico
por Manuela Gonçalves
Anfiteatro Carlos Borrego, Departamento de Ambiente e Ordenamento
10h15 | Debate
Anfiteatro Carlos Borrego, Departamento de Ambiente e Ordenamento
10h30 | Pausa para café
11h00 | Comunicações (sessões paralelas)
Sessão C.1 . Sala 5.3.13 . 11h00-12h00 |
Eixos temáticos: 5. Autonomia e financiamento em contextos híbridos (público e privado) Moderadora: Isabel Abelheira |
Comunicações: Os Limites da Gestão Financeira das Políticas de Expansão das Universidades Federais no Brasil: Inviabilidade das ações afirmativas? | Jailson dos Santos Perceções sobre a formação de professores e administração da educação em Timor-Leste: resultados de um estudo de caso | José Ascenso, Sandra Fernandes & Cândido Gomes Autonomia escolar em Portugal: uma linha do tempo para normativos e práticas | Maiza Trigo & António Ferreira A privatização da gestão e a promessa de garantia de qualidade nas organizações educativas – O caso das Charter Schools (EUA) | Mariline Santos & Catarina Rodrigues |
Sessão C.2 . Sala 5.3.27 . 11h00-12h00 |
Eixos temáticos: 2. Avaliação, performatividade e rankings; 4. Gestão democrática e gerencialismo Moderadora: Emilce Pacheco |
Comunicações: Perfil do Gestor Escolar | Agostinho Bucha Análise do Sistema de Avaliação da Educação Básica Brasileira – Saeb 2019: Nuances de um novo formato | Emilce Pacheco A sublimação instrumental e tecnológica da avaliação das escolas: entre a heteronomia da avaliação externa e a autonomia da autoavaliação | Henrique Ramalho & Fernanda Araújo O papel das lideranças no sucesso educativo: estudo de caso | Teresa De Jesus Correia Santos & Maria Palmira Alves |
Sessão D.1 . Sala 5.3.13 . 12h00-13h00 |
Eixos temáticos: 3.Excelência e Equidade na Escola Moderadora: Beatriz Barrero Fernández |
Comunicações: El liderazgo distribuido como garantía de excelencia escolar | Beatriz Barrero Fernández & Jesús Domingo Segovia Estilo de Aprendizagem do Professor em Formação na Educação Básica: um estudo de caso no Ceará/ Brasil | Eliana Leite, José Alberto Lencastre & Bento Duarte Silva Construção de um domínio de Cidadania e Desenvolvimento: Centralidade para a aprendizagem | Fernanda Macedo & Tiago Pereira Gestão escolar e educação inclusiva: discussão sobre a equidade no uso de métodos de avaliação em países em desenvolvimento | Gracinda Siyawadya |
Sessão D.2 . Sala 5.3.27 . 12h00-13h00 |
Eixos temáticos: 2. Avaliação, performatividade e rankings Moderadora: Eugénia Moura |
Comunicações: Perceções dos diretores de escolas públicas sobre a missão e funções da Inspeção: resultados de uma investigação | Arlete Nogueira, Manuela Gonçalves & Jorge Adelino Costa A Avaliação em Larga Escala no Bojo da Regulação Supranacional | Edite Maria Sudbrack & Dora Fonseca A avaliação de escolas como artefacto centro administrativo: análise ao processo de referencialização no quadro de uma diacronia de três ciclos avaliativos | Henrique Ramalho & Fernanda Araújo Avaliação de larga escala no Brasil: tensões e concepções | Naura Ferreira & Marcia Forno Desempenho académico: um estudo longitudinal sobre (in)sucesso escolar | Teresa De Jesus Correia Santos & Maria Palmira Alves |
13h00 | Almoço
14h30 | Painel: A qualidade das organizações educativas: perspetivas de atores
Participantes:
António Alves (Presidente AAUAv)
Filinto Lima (Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas)
José Augusto Cardoso (Secretariado da FENPROF)
Luís Castro (Vice Reitor da UA)
Anfiteatro Carlos Borrego, Departamento de Ambiente e Ordenamento
16h30 | Debate
Anfiteatro Carlos Borrego, Departamento de Ambiente e Ordenamento
17h30 | Sessão de encerramento
Anfiteatro Carlos Borrego, Departamento de Ambiente e Ordenamento